Você nunca está sozinha
Se a pessoa souber que está sendo observada, ela se comporta de maneira menos egoísta e mais altruísta, revela um estudo publicado nesta quinta-feira (26) na revista americana "Science" (www.sciencemag.org).
Pesquisas anteriores revelaram que, quando a reputação está em jogo, os animais e os humanos tendem a se mostrar mais altruístas, apenas porque esse comportamento é socialmente valorizado. Um novo estudo feito por pesquisadores alemães demonstrou que o fato de alguém saber que está sendo observado leva à mesma atitude.
Uma simples imagem de um par de olhos estilizados numa tela de computador, por exemplo, basta para mudar o comportamento de uma pessoa. Da mesma forma, se for colocado um par de olhos em uma caixa para gorjeta, as pessoas se mostrarão mais generosas do que se a ilustração for de uma flor.
Manfred Milinski, do Instituto Max-Planck de Ecologia Evolutiva, na Alemanha, e Bettina Rockenbach, da Universidade de Erfurt, também na Alemanha, descobriram que o cérebro humano está, na realidade, "programado" para reagir assim. Os pesquisadores demonstraram que os animais - não apenas os mamíferos como também os pássaros e alguns peixes - mudam de comportamento se se sentem observados.
Um jogo sutil tem lugar entre o "observador" e o "observado". O observador deve olhar o observado sem ser visto para estar certo de recolher a informação confiável. O observado, sabendo-se observado, deve, por sua parte, agir como se não soubesse que está sendo observado para que não se suspeite que seu comportamento altruísta é falso. Trata-se de uma verdadeira "corrida armamentista" entre o observador e o observado, resumiram os pesquisadores.
Fonte: Globo Online
Ganhar R$ 1.409,64 em um único dia trabalhando com o seu computador em casa?
Acesse o site: www.dicas.ganhardinheiroagora.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário