E então, navegando pela internet, encontrei este tutorial produzido por Rory Boyer (Utah, Estados Unidos).
Agora eu posso ter meu próprio ar condicionado – mesmo sem ter uma casa, e ainda não ficar tão preocupado com o calor que eu jogaria para fora se usasse um aparelho convencional!
Como fazer um condicionador de ar gastando pouco
Veja abaixo as etapas da produção do ar condicionado caseiro proposto por Rory. O passo a passo é bastante simples e pode ser concluído em menos de uma hora!1. Separe os materiais: o nosso condicionador de ar vai nascer com a cuidadosa junção de uma caixa térmica de isopor, um conector de PVC (2 polegadas de diâmetro) e um pequeno ventilador. Além disso, o processo de produção pode envolver uma furadeira (ou uma faca), fita adesiva e cola – dependendo de sua habilidade de encaixar os materiais.
2. Vamos furar o isopor: faça um furo na parte superior da caixa de isopor usando uma furadeira com serra do mesmo diâmetro que o tubo de PVC. É possível também usar uma faquinha ou estilete.
2.1. Veja como fica.
3. Saída de ar: encaixe o PVC no furo que você fez. Se não ficar muito preciso, utilize cola de silicone ou até mesmo cola quente para vedar. Essa será a saída de ar do ar condicionado caseiro.
4. O segundo furo: agora chegou a vez de fazer um furo para encaixar o ventilador. No caso da imagem acima, a lata de tinta foi usada para demarcar a região do corte. Meça o seu ventilador e encontra um modo de cortar a tampa da caixa de isopor. Faça um furo pelo menos um centímetro menor nas bordas para garantir o encaixe.
4.1. Veja como fica.
5. Instalando o motor: coloque o ventilador por dentro da tampa e fixe-o com fita adesiva. Ele será o motor do nosso ar condicionado e deverá soprar para dentro de modo que o ar passe pelo interior da caixa e saia pelo cano de PVC.
6. Esfriando: nosso aparelho de ar condicionado é bastante simples e razoavelmente eficiente, ainda mais se considerarmos a facilidade e o baixo custo para fazê-lo. Bom, a ideia é a seguinte, se você quer gelar o ambiente, use gelo! Encha o interior do isopor com gelo ou termogel, que são aqueles saquinhos de “gelo artificial” – alguns garantem temperatura abaixo de zero por um período muito superior ao tempo que o gelo normal demora para derreter.
7. PRONTO! Esse é o aparelho finalizado. Além de tudo, é portátil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário