Simplesmente destruir algo que está errado mostra nossa inabilidade de lidar com os problemas. Quando não é possível começar do zero, ficamos de mãos atadas – os problemas urbanos das grandes cidades brasileiras são exemplo disso. “Tem que explodir e começar tudo de novo”, quantas vezes já não ouvimos isso!
Nós, enquanto sociedade, temos que aprender a encontrar soluções criativas capazes de remodelar e transformar o que está errado. E nesse tipo de pensamento, a arte do mexicano Pedro Reyes é inspiradora.
Há algum tempo ele desenvolve o projeto Disarm, em que transforma armas apreendidas em instrumentos musicais. “Eu gosto quanto meu trabalho tem alguma utilidade para a transformação psicológica ou social”, explica o artista que se considera, acima de tudo, um escultor.
Na etapa atual de seu trabalho, os instrumentos ganharam conexão com o universo da tecnologia, o que resultou em uma orquestra mecanizada que toca sozinha.
“É a redenção desse metal que poderia matar você ou eu! É melhor que se transforme em instrumentos” - Pedro Reyes.
O minidocumentário abaixo, produzido pelo canal The Creators Project, que endossa a expressão da criatividade por meio da tecnologia, é possível conhecer melhor o projeto Disarm, além de ver trechos da orquestra mecânica de armas em ação!De 27 de março a 15 de maio de 2013, Disarm esteve em exposição da Lisson Gallery, galeria de arte contemporânea de Londres. Veja o registro em vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário